domingo, 9 de novembro de 2008

Ensaios "close up"

Depois daquele trabalhão a preparar a minha caixa de luz caseira, nunca mais tinha dado uso à brincadeira. Vai daí, agora que os dias convidam a ficar em casa com o aquecedor bem juntinho às pernas, comecei a pôr em prática algo que me tinham explicado anteriormente a para o qual dispunha agora de meios suficientes...

Assim, peguei numa moedinha de 2 cêntimos ( a ideia era ser 1 cêntimo mas as que tinha estavam tão pretas) posicionei-a sobre o papel branco da "lightbox", apontei os focos já bem ligados e aquecidos (as lâmpadas são daquelas de poupança de energia e precisam de um empinho para atingir o máximo das suas capacidades de luminosidade), apliquei na minha A300 a 18-70mm f/3.5-5.6 (é a minha objectiva com a distância minima de foco mais curta), acrescentei todos os filtros "close up" que tenho (+4; +2; +1) de uma só vez e este é o resultado. Precisei apenas de editar o controlo de níveis do fundo para melhorar os brancos e retirar uns pelos que iam poisando e ficando registados. A moeda está inalterada.

Pelo resultado final, apercebo-me agora da necessidade de mais umas quantas luzes de forma a evitar as sombras e incidir também de forma mais efectiva na face frontal.

A aplicação dos filtros close up faz com que a profundidade de campo se encurte de forma drástica e tive assim necessidade de baixar os valores da abertura da lente, caso contrário não conseguiria sequer focar a totalidade da face da moeda devido à ligeiríssima inclinação da câmera.




2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem, assim o registo ganha toda uma outra dimensão. parabéns.

Anónimo disse...

Desculpa não assinei, Francisco Mendes