segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Concha Buika

Filha de uma família oriunda da Guiné Equatorial, Concha Buika nasceu em Palma de Maiorca em 1972 e cresceu no seio de uma comunidade de Spanish Romani people (ciganos), o que lhe valeu o domínio do Cante Flamenco, como único elemento de ascendência Africana no seu meio. A sua música, particularíssima, é uma mistura da irreverência do flamenco e das coplas andaluzas com a leveza do soul e a complexidade do jazz.
Durante a década de 90, participou em vários projectos destacando-se a cooperação com o espetáculo Ombra, do grupo de teatro La Fura dels Baus ou a participação na banda sonora do filme Espanhol Km.0. Em simultâneo, foi fazendo uma incursão pela house music e compondo algumas canções para pistas de dança como: "Ritmo para você", "Up to the Sky" and "Loving You".
Entre novembro de 2000 e março de 2001, passou pelos casinos de Las Vegas onde interpretou e caracterizou Tina Turner e, nesse mesmo ano, participou como artista convidade no festival blue note, onde fez parceria com a artista  Rachelle Ferrell.
Sendo uma artista que aborda vários estilos musicais,  (flamencocoplajazzrumbasoul), e tendo ainda, como referenciado acima, composto e dado voz a temas para arranjos na house music, Concha Buika tem sido referenciada como uma das artistas com mais vivacidade e espontaneidade na cena musical Espanhola da actualidade.
O seu segundo álbum, Mi niña lola, é a prova dessa versatilidade incluindo tradicionais coplas espanholas (Mi Niña Lola, Ojos Verdes, Te Camelo), ritmos flamencos de “tanguillos” e “bulerías”, e acabando com a canção em flamenco-jazz fusion intitulada "love" e o tema original Jodida pero contenta”.
Já o seu terceiro, Niña de fuego, contrasta com a ideia anterior e é composto maioritariamente por canções (Coplas, Bulerías, Rumbas) compostas por Javier Limón, seu produtor artístico e pela própria Buika, juntamente com clássicas coplas Espanholas, a canção que dá nome ao álbum e ainda uma balada Mexicana.

Quando, certa vez, lhe pediram que se autocaracterizasse, respondeu:

 "I am bisexual, three-phase and three-dimensional."




Informações pesquisadas e retiradas da wikipedia, videos do youtube.

Sem comentários: