terça-feira, 27 de abril de 2010

isto afinal já vem de antes...

..
(...)
Conta-se que D. Fernando quis que todos os seus súbditos se ajoelhassem e beijassem a mão de D. Leonor Teles como rainha de Portugal. Um dos seus meios-irmãos, D. Diniz (filho de D. Pedro I e D. Inês de Castro) recusou-se a fazê-lo. D. Fernando tentou matá-lo com um punhal, mas graças à intervenção das outras pessoas presentes na cerimónia tal não aconteceu. D. Diniz acabou por fugir para Castela.

Os noivos

D. Fernando - Nono rei de Portugal e último da primeira dinastia, cognominado o Formoso ou o Inconstante.
Nasceu em Lisboa a 31 de Outubro de 1345 e morreu em Santarém a 22 de Outubro de 1383. Casou em Leça do Balio, em 1372, com D. Leonor Teles.
Era filho de D. Pedro I e da rainha D. Constança. Subiu ao trono com 21 anos.
Responsável pela construção da nova muralha de Lisboa a do Porto, a criação do cargo de condestável, renovações de armamento, a promulgação da lei das Sesmarias, defesa da marinha mercante, entre outras medidas de grande importância.

D. Leonor Teles - Nasceu em Trás-os-Montes por volta de 1350. Morreu no Mosteiro de Tordesilhas, em Valhadolide, a 27 de Abril de 1386.
Diz-se que numa altura em que visitou a irmã Maria Teles, dama da infanta D. Beatriz, D. Leonor seduziu D. Fernando.
A nova rainha fora já casada com João Lourenço da Cunha, senhor do morgado de Pombeiro. O consórcio foi declarado nulo para que se pudesse realizar o matrimónio real.
O povo não gostou e gerou-se um clima de conflito social. Os dois tiveram que fugir de Lisboa e casaram secretamente em Leça de Balio, em 1372.

Com a morte de D. Fernando, D. Leonor assumiu a regência do reino e passou a viver, maritalmente, com o seu amante, o conde de Andeiro. Essa ligação desagradou ao povo. O conde de Andeiro é, entretanto, assassinado na corte pelo mestre de Avis e D. Leonor foge para Castela. Mais tarde, em 1385, D. João, mestre de Avis, é aclamado Rei de Portugal.
(...)
...mas que confusão!!!
.

Sem comentários: