domingo, 10 de janeiro de 2010

Titubeação num dia frio e chuvoso

.
Ao fim de dez dias, o balanço que faço da iniciativa de compromisso assumido no flickr é francamente mau. Não é fácil fazer e publicar uma fotografia apenas porque a tal se é obrigado. Com certeza o faria com o maior prazer se fosse jornalista ou viajante, porque a abundância de assunto e motivo enriquece e alimenta a criatividade mas no quotidiano de um mero "proletário" essa saturação motivacional simplesmente não acontece... A saturação é oposta, desmotivacional, inerente ao cansaço das obrigações rotineiras e, no meu caso, os trabalhos fotográficos "fabricados" têm sido resultado de aplicação de ideias técnicas ou criativas que vou assimilando diariamente. Digo fabricadas porque são essas as fotografias que me vão alimentando a vontade. São aquelas cujo resultado pode ser avaliado segundo a efectividade de cumprimento ou não dos requisitos previamente propostos.
Sei que por diversas vezes são aqueles tiros de sorte a que nos propomos no imediato que acabam por nos encher as medidas e ficar orgulhosos da nossa capacidade intrínseca de fotógrafos. A expressão ou acontecimento bem captados, o enquadramento que não foi pensado mas que resultou em pleno e nos faz acreditar que estamos a melhorar sem dar por isso, bem sei... Mas ainda me vou sentindo todos os dias com vontade para aprender mais um pouco do muito que ainda não sei (que não se entenda por falsa modéstia)...
Voltando ao assunto, o que me tem maçado sobremodo é o facto de, não tendo diariamente a disponibilidade para preparar uma situação de "estúdio" (no caso de registos pensados e caseiros) ou sair para um photowalk solitário, acabe por ter de publicar uma fotografia banal e de registo imediato e irreflectido simplesmente porque me obriguei a isso... Juro que mesmo que, visualmente, a fotografia represente um resultado visual apelativo para quem vê, a mim não me satisfaz...
Vai daí estou neste dilema situacional... Se fique ou se vá, se pare ou continue, se ceda ou se force... Optarei por manter a estratégia que me tem parecido irracional, confiando assim no conhecimento alheio que professa um aumento das capacidades de forma irreflectida... Veremos!!!
.

Sem comentários: